Microempreendedor individual pode contratar plano de saúde?
É possível sim! Desde 2018 a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) determinou que os empresários individuais (autônomos) podem contratar um plano de saúde empresarial.
Mas será que é vantagem contratar esse tipo de plano de saúde?
Existem vários benefícios se formos comparar um plano de saúde empresarial com um individual. Um deles é o custo-benefício.
Muitas vezes você encontra planos individuais com preço baixo, mas com uma rede credenciada que atende somente a própria cidade ou estado. A rede credenciada de abrangência nacional faz a diferença quando você está fora da sua cidade e precisa de atendimento, onde você estiver encontrará hospitais e médicos credenciados pelo plano.
Além disso, o período de carência também costuma ser menor. Vale a pena considerar o prazo de carência dos procedimentos de cada plano.
A possibilidade de incluir dependentes, como cônjuge e filhos também é um diferencial. Além da adesão do seu funcionário e os dependentes dele.
Quais são as regras para contratação?
Para adquirir o plano de saúde MEI, o Microempreendedor deverá ter um CNPJ MEI, com a empresa ativa há 6 meses, no mínimo. Além disso, o profissional deve ter pelo menos um dependente, que pode ser um funcionário do MEI ou um familiar.
Para auxiliar empresários individuais, a ANS publicou uma cartilha com as principais informações para a aquisição desse tipo de serviço.
Fique atento
Se informe sobre o plano de saúde empresarial das grandes operadoras de plano de saúde como Bradesco, Unimed, Sulamerica, Amil, Golden Cross.. Essas empresas já possuem credibilidade e experiência no mercado, portanto o atendimento e a rede credenciada costuma ser melhor do que as de operadoras menores.
Cada operadora de plano de saúde possui regras específicas para a comercialização do plano de saúde empresarial. Por isso, é importante procurar um corretor de seguros, tirar todas as suas dúvidas para poder escolher a melhor opção de plano de saúde MEI para você.