Qual a diferença de assistência funeral e auxílio funeral?

Nesse artigo você vai entender de forma simples como funciona o seguro de vida empresarial com assistência funeral ou auxílio funeral e qual é a diferença entre eles. Além disso, no final desse artigo criamos um comparativo entre os dois produtos para você poder analisar e escolher o que se encaixa melhor na necessidade da sua empresa.

Primeiro temos que entender qual o objetivo do seguro de vida e como ele funciona. O seguro de vida tem o objetivo de proteger o capital humano, ou seja, ele protege o que é mais importante dentro da empresa, as pessoas.

Caso algo aconteça que incapacite o funcionário de continuar exercendo suas funções, ele e sua família estão financeiramente protegidos porque podem contar como a cobertura de invalidez, por exemplo.

Esse tipo de produto te dá um leque de coberturas que podem ser contratadas. Assim, você escolhe as que se encaixam melhor com a necessidade da sua empresa. Dentre essas opções existem várias modalidades de seguro de vida empresarial, na modalidade múltiplo salarial por exemplo, é possível multiplicar por duas ou três vez o valor do capital segurado (valor de indenização em caso de morte) de acordo com o valor do salario do colaborador.

Além da cobertura básica de morte, existem outras coberturas como a de invalidez por acidente ou doença, cesta básica e assistência funeral ou auxilio funeral, que pode ser individual ou familiar.

Leia mais sobre seguro de vida.

O falecimento de um colaborador é um momento difícil não só pra a família dele mas também para a empresa. E tratar das questões ligadas ao funeral nesse momento tão difícil pode se tornar uma tarefa muito complicada. Além disso, a falta de conhecimento para lidar com essas questões acaba gerando transtornos ainda maiores. E é nessas horas que a assistência ou o auxilio funeral faz a diferença.

O que é assistência funeral?

Contratando a assistência funeral você conta com a central de atendimento 24 horas da seguradora, que te dá todo o suporte durante o processo. Tornando os tramites mais simples e organizando todo o funeral como por exemplo, assessorando nas formalidades administrativas do sepultamento, providenciando a urna, e o translado caso seja necessário. Além de cobrir todos os custos com esses serviços.

Como a empresa é quem contrata o seguro, ela tem a possibilidade de cuidar da organização do funeral junto a assistência 24h, para que a família do colaborador fique mais tranquila.

O que é auxílio funeral?

Já o auxílio funeral é uma cobertura na qual a seguradora ou empresa responsável reembolsa todos os custos referentes ao funeral do segurado. Nesse caso, não há assistência durante o processo do funeral, apenas o reembolso. Para receber o reembolso é necessário apresentar todas as notas fiscais durante o processo de abertura do sinistro.

O valor máximo para o reembolso é escolhido na hora da contratação do seguro e normalmente está entre três e cinco mil reais, podendo variar de uma seguradora para outra.
Essa cobertura costuma ter um custo muito baixo se comparado com o seu benefício. E é uma das coberturas mais utilizadas.
A cobertura de auxílio ou assistência funeral normalmente é contratada como uma cobertura adicional do seguro de vida mas também pode ser contratada em outros tipos de seguros como, por exemplo, condomínio e empresarial.
Em termos de custo,

“Se a empresa tem um seguro de vida com a assistência ou auxílio funeral, ela já está protegendo seus colaboradores.”

Almir – corretor da Prata SAFE Seguros