1 Identifique sua seguradora e informações principais

Antes de qualquer coisa, verifique qual é a sua seguradora e tenha em mãos o número de atendimento (ex.: 0800) para solicitar reboque e comunicar o sinistro.
Esteja ciente do valor da sua franquia.

O que a corretora Prata Safe pode fazer por você

Fazer a abertura e acompanhar o sinistro junto à seguradora (necessário ter todas as informações do acidente),

Solicitar o reboque,

Orientar sobre documentos necessários;

Intermediar a comunicação entre você, a oficina e a seguradora quando houver divergência de informação ou necessidade de contestação;

Verificar coberturas e cláusulas da apólice (ex.: carro reserva, cobertura para acessórios, itens não cobertos) e informar sobre eventuais impactos na renovação e na classe de bônus;

Se precisar de ajuda imediata, entre em contato com a Prata Safe em horário comercial — acompanharemos o processo e atuaremos como seu ponto de apoio na comunicação com a seguradora.

2 Primeira atitude no local do acidente

Priorize a segurança das pessoas — vítimas, pedestres e ocupantes. Se houver feridos, chame SAMU, Bombeiros ou a polícia.

Mantenha a calma e registre os fatos com clareza.

Afaste os veículos da via, se possível, para evitar novos riscos e não obstruir o trânsito.

Sinalize o local com o triângulo e luzes de aviso.

3 Coleta de informações e documentação

Registre dados dos outros veículos e motoristas: placa, modelo, nome, telefone e endereço.

Anote testemunhas e seus contatos.

Tire fotos e vídeos dos todos os danos relacionados ao acidente, da cena e da posição dos veículos.

Faça Boletim de Ocorrência (B.O.) quando necessário.

4 Solicitação de reboque e aviso de sinistro

Ligue para o 0800 da seguradora para solicitar reboque e abrir o sinistro. Informe o nome do segurado, data, hora, local e o relato do ocorrido, quem era o condutor no momento do sinistro, além de informar as partes que foram danificadas no veículo

Você pode optar por levar o veículo para uma oficina de sua escolha ou para uma oficina referenciada da seguradora:

Oficina referenciada:

São oficinas que já possuem acordo com a seguradora. Nesse caso, a garantia do serviço é oferecida pela própria seguradora, o processo costuma ser mais ágil e, em alguns casos, pode haver desconto na franquia ou condições diferenciadas.

Oficina de sua escolha:

A garantia dos serviços executados é prestada pela própria oficina de sua escolha. Como não há convênio direto com a seguradora, a oficina precisará negociar e alinhar o orçamento com a seguradora.

Durante o aviso, agende a vistoria para apuração dos prejuízos.

Se os reparos ultrapassarem o valor da franquia, o conserto será autorizado pelo seguro. Lembre-se que o uso do seguro pode impactar sua classe de bônus na renovação.

Após registrar o sinistro, o terceiro envolvido pode ligar para o mesmo 0800 e informar que é terceiro do seu sinistro; nesse atendimento específico, normalmente não há cobrança de franquia.

5 Solicitar carro reserva

Após aprovação dos reparos, se sua apólice incluir carro reserva, entre em contato com o 0800 e solicite o agendamento. Para a retirada do carro reserva é necessário ter cartão de crédito com limite e no nome do segurado para o caução.

6 Acompanhamento e conclusão do processo

O pagamento da franquia é feito na oficina ao final dos reparos.Confirme com a oficina o prazo de entrega do veículo — o processo completo costuma levar de 30 a 60 dias, dependendo da complexidade e disponibilidade de peças.

Na entrega, faça uma inspeção minuciosa: verifique itens reparados, peças trocadas e funcionamento (elétricos, suspensão, freios etc.).

Solicite uma cópia nota fiscal das peças e do serviço.Se detectar qualquer problema, informe imediatamente a oficina e reporte à seguradora para registro e correção.

Se precisar de ajuda entre em contato no horário comercial com a Prata Safe Corretora de Seguros (22) 99833-5080.