Por que uma empresa deve contratar seguro de vida?
O seguro de vida em grupo, é um dos itens mais importantes no planejamento de uma empresa. Devido a seu grande valor agregado e benefício tanto para empresa quanto para o colaborador.
Portanto nesse artigo você vai entender porque sua empresa precisa ter seguro de vida empresarial.
Como a empresa se beneficia em ter um seguro de vida?
Oferecer benefícios atrativos para os funcionários ajuda na contratação de bons profissionais e na retenção de talento. Mostra que a empresa tem benefícios que a diferenciam em relação aos concorrentes. Dessa forma o colaborador se sente mais valorizado, motivado e satisfeito. Influenciando na sua produtividade e na qualidade do serviço prestado. Já que ele tem a segurança de que se algo acontecer, ele e sua família, estarão amparados pelo seguro.
Além de todos os benefícios sociais, auxilia na retenção de funcionários, gerando menor rotatividade, reduzindo os gastos com demissões e novas contratações. Antecipa e previne problemas, reduzindo custos financeiros para a empresa.
Quais são os benefícios para o funcionário?
O seguro de vida não é utilizado apenas em caso de falecimento. Por exemplo, caso algo aconteça que incapacite o funcionário de continuar exercendo suas funções, ele e sua família estão financeiramente protegidos porque podem contar com a cobertura de invalidez.
Esse tipo de seguro foi pensado para manter o padrão de vida da família do colaborador. No caso da morte do segurado, a família mantém o padrão de vida durante um certo tempo. Assim, continua a custear as despesas com a casa e a educação dos filhos, por exemplo. Além disso, ajuda nas despesas médicas do segurado no caso de invalidez.
Quais as coberturas que podem ser utilizadas em vida?
Sua empresa tem um leque de opções de coberturas que podem ser contratadas. Assim, você escolhe as que se encaixam melhor com a necessidade da sua empresa. A oferta de algumas coberturas pode variar de uma seguradora para outra. Mas todas têm a cobertura de morte, já que é a cobertura básica.
- Morte — natural ou por acidente;
- Invalidez permanente — total ou parcial por acidente;
- Invalidez funcional ou laboral permanente total por doença;
- Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
- Diárias de incapacidade temporária;
- Diárias por internação em instituições hospitalares;
- Doenças graves;
- Verba rescisória por morte;
- Assistência ou auxílio funeral.
- Cesta Básica
Custo-benefício
Um seguro de vida costuma ter um excelente custo-benefício, devido a quantidade de benefícios e o valor pago.
O valor do prêmio, ou seja, o valor pago pela cobertura do seguro de vida vai variar de acordo com as coberturas contratadas, perfil da empresa, média de idade dos colaboradores, quantidade de funcionários, entre outros fatores. Mesmo assim, a estimativa é que o custo mensal está a partir de R$ 10,00 por vida. Para saber o custo que sua empresa teria, solicite uma cotação a seu corretor.
É obrigatório contratar seguro de vida?
Apesar de ser um excelente benefício para os colaboradores, as empresas não são obrigadas a contratar o seguro de vida. Porém, existem as convenções sindicais e acordos coletivos de algumas categorias que determinam a obrigatoriedade da contratação por parte das empresas. O sindicato de cada estado tem normas próprias, portanto, vale a pena conferir no seu sindicato ou em sua consultoria jurídica se essa é uma obrigação para o seu negócio.
O que acontece se a empresa não possuir o seguro de vida e acontecer um acidente?
Se o funcionário sofrer um acidente de trabalho e a empresa não possuir uma apólice de seguro de vida empresarial haverá uma discussão sobre a quem recai a responsabilidade. Mesmo que empresa não seja obrigada por força de Convenção Coletiva do Trabalho a contratar o seguro de vida, a empresa corre o risco de assumir os danos decorre do acidente.