5 dicas para manter a saúde financeira da sua empresa

 

 

Nesse tempo de tanta incerteza no mundo é sempre bom ficar atento e preparado. Portanto, preparamos este artigo para você analisar como está a segurança financeira da sua empresa.

1 -Separar as finanças pessoais dos empresariais

Essa é uma regra básica para conseguir controle financeiro. Misturar compras pessoais ou até pagamentos na conta empresarial pode causar uma tremenda confusão. Porque na hora de fazer o planejamento ou de entender os resultados, você não saberá com exatidão quanto a empresa precisa para se manter, por exemplo. Portanto, esse é um passo importantíssimo para manter a saúde financeira do seu negócio. Para começar você pode abrir uma conta bancaria pessoa jurídica e programar todos os pagamentos da empresa para essa conta.

2 – Diversificar os produtos e clientes

Ter clientes fiéis é muito importante, mas sempre aproveite oportunidades de conseguir clientes com perfil diferente do que você costuma ter. Assim, você aumenta seu poder de gerar receita e fica mais seguro caso seus clientes fiéis passem a comprar menos com você.

Por exemplo, uma forma de conseguir novos públicos é atender a necessidade dele, criando novos produtos que possam ser atrativos e utilizar técnicas de marketing para conseguir atrai-los.

3 – Fazer planejamento financeiro

Em primeiro lugar, faça o registro de todas as despesas e receitas e analise todas as informações. Além disso, trace uma meta mensal de faturamento e veja onde pode cortar gastos ou economizar. Trace objetivos de curto, médio e longo prazo. Faça investimentos, reinvista parte do seu lucro. E ao final do planejamento, não esqueça de considerar um cenário otimista e um pessimista por segurança.

Conclusão, pode parecer muita coisa, mas com o tempo você vai adquirindo experiência. Se você ainda não deu o ponta pé inicial, apenas comece!

4 – Utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade

Utilizar planilhas especialmente elaboradas para o seu negócio ou programas e softwares ajudam e muito no dia a dia. Você ganha mais agilidade e além disso, tem mais tempo para investir em novos negócios em vez de se prender a questões operacionais. Você pode automatizar não só o fluxo de caixa, mas toda a gestão financeira, como gerar boletos de pagamentos e notas fiscais.

5 – Proteger o patrimônio da empresa

Fazer o seguro do local onde sua empresa se encontra, dos seus funcionários e dos seus produtos é um dos itens mais importantes para proteção financeira pois sempre existem riscos e nunca sabemos quando irão acontecer.

O mercado de seguros foi criado para isso, para dar segurança a sua empresa no momento que você mais precisa.

Existem diversos tipos de seguro, como por exemplo, o empresarial que tem cobertura básica de incêndio, o seguro de vida, seguro saúde, seguro de responsabilidade civil para profissionais como médicos, contadores, advogados…

Em muitos países é obrigatório abrir um negócio e fazer seguro, isso evita uma perda financeira muito grande e muitas vezes até falência.